domingo, 10 de maio de 2015

Compra e Venda P2P de DASH no Brasil (BRL)

Um dos maiores problemas, limitantes à adoção das criptomoedas pelo público em geral, está na dificuldade que se encontra para a compra e venda, principalmente das chamadas "altcoins", com base em alguma moeda fiduciária.


No Brasil, por exemplo, para se comprar DASH com Reais faz-se necessária a prévia aquisição de bitcoins através de alguma exchange nacional, e o posterior envio desses BTCs a uma outra exchange que disponha do par BTC-DASH. De modo similar, para transformar DASH em BRL, o procedimento inverso é obrigatório: Caminhos, no mínimo, tortuosos.

Esse entrave, aos poucos, será mitigado na medida em que a adoção das criptomoedas for se popularizando, mas até lá fica meio que um "paradoxo de tostines" ao inverso: "A pequena popularização da DASH se justifica pela dificuldade no câmbio. / A dificuldade no câmbio da DASH se justifica por sua pequena popularização."

Como modesta forma de tentar ajudar a mudar essa realidade, estou disposto a aceitar (inicialmente, de forma experimental) transações P2P de câmbio entre DASH/BRL.

Prestadores de serviços e comerciantes que tenham interesse em aceitar a DASH serão os principais beneficiados por esse serviço, podendo assim passar a contar com uma forma um pouco mais ágil de realizar a conversão dos DASH que receberam, diretamente para Reais, sem a necessidade de se submeter às exchanges.

O procedimento será feito de forma personalíssima, através de contato direto entre as partes, visando garantir o maior grau de segurança possível à transação, que se dará da seguinte forma: O interessado em comprar ou vender DASH por Reais fará contato comigo informando quanto pretende negociar. Respondo informando a taxa de câmbio a ser utilizada e o prazo para a concretização da operação. Havendo o interesse, fechamos o negócio.

Inicialmente, o volume para cada negócio será restrito a pequenos valores (por volta de 100 DASH ou R$1.000,00 por dia), para que eu possa avaliar a viabilidade desse serviço.

A princípio, estarei me baseando na quotação trazida em dashnegocios.com como preço para compra de DASH.

Dando continuidade a essa proposta de criação de um serviço visando facilitar a adoção da DASH pelo público geral brasileiro, estamos dando início ao projeto DASHpag, com site em DASHpag.com.

Por enquanto trata-se apenas de um "esqueleto" informal do negócio, que aos poucos irá sendo aperfeiçoado, na medida que a futura regularização da pessoa jurídica for sendo devidamente cumprida, e que as necessárias parcerias e experiências forem sendo agregadas.

Levei a home page ao ar hoje, portanto ainda está bastante tosca :tongue:. Mas os serviços e conteúdos virão, na medida das necessidades e idéias.

São bem-vindos parceiros, sugestões, críticas... ou seja, contamos com a comunidade para fazer esse projeto evoluir.

A idéia, a priori, é o estabelecimento de um serviço de processamento de pagamentos, que prestará principalmente assessoria à utilização da tecnologia DASH. Está sendo estudado, por exemplo, a viabilidade de um serviço que permita o pagamento de boletos bancários diretamente da wallet DASH. Outra idéia é criar algo parecido com a ShapeShift, mas que faça o câmbio BTC-BRL... São várias as idéias, mas as dificuldades iniciais são muitas, principalmente a legislação, que não é algo simples de lidar nesses negócios envolvendo moeda fiduciária (BRL).

Vontade de fazer as coisas funcionarem não falta. Sendo possíveis, serão feitas.

O embrião da DASHpag:

A DASHpag tem por objetivo facilitar a adoção da DASH para aquelas pessoas que não estão interessadas em se aprofundar nos detalhes da tecnologia, mas que ainda assim poderão contar com seus benefícios. Por isso essa proposta inicial de "soluções para pagamentos em DASH".

A idéia é trabalhar junto à comunidade de modo que parcerias surjam a partir dos problemas e soluções que precisem ser implementadas. Por exemplo, focando o mercado brasileiro: A primeira dificuldade que uma pessoa encontra é "como adquirir DASH". O procedimento é muito complicado e caro para um "usuário comum" (um comerciante, por exemplo): encontrar uma exchange (não há exchange BRL-DASH; então é preciso fazer primeiramente o câmbio BRL-BTC). Agora, encontrar outra exchange, dessa vez para o câmbio BTC-DASH... é mesmo um caminho tortuoso demais.

Esse câmbio direto BRL-DASH precisa existir, e essa é uma linha de trabalho para a DASHpag trilhar. De preferência algo que funcione como a ShapeShift, como já dito anteriormente, pois funciona de forma direta e simples (certamente as dificuldades residirão na legalização fiscal do serviço, mas o objetivo é simplificar ao máximo o processo para o usuário final);

Vamos dizer que aquele "usuário comum", agora com seus DASH na wallet, deseje utilizar, fazer uma compra, um pagamento... essa é uma outra linha de trabalho importante para a DASHpag: a de facilitar a vida de prestadores de serviços e comerciantes, para que hajam cada vez mais "merchants" DASH no Brasil, e assim propiciar o surgimento de uma infinidade de opções de "onde gastar DASH", dando mais utilidade à moeda.

Um serviço similar ao da CoinPayments é o ideal, se permitir que comerciantes aceitem DASH em seus estabelecimentos sem precisar se preocupar com a instalação de wallets, etc (o comerciante pode até preferir receber em BRL no final das contas, e nem mesmo "tocar" sequer um duff, mas o importante é o usuário final, o consumidor, que deseja utilizar suas DASH, e terá cada vez mais opções).

A idéia anteriormente mencionada, de se estabelecer um serviço de recebimento de boletos bancários com pagamentos em DASH, é ótima como ponto de partida, pois disponibiliza ao "usuário comum" uma utilidade imensa para suas DASH. Existe um serviço desse em BTC, por exemplo. Muito legal.

Quanto a esse serviço de pagamentos de boletos com DASH, poderia ser feito através de um aplicativo (diretamente do site, em android, ios, etc - eu tinha até pensado em um client completo integrado a uma wallet dash) que funcionaria mais ou menos da seguinte forma:
O MAIS IMPORTANTE é que encaramos todo o projeto da DASHpag como open source. As eventuais idéias e soluções que forem surgindo aqui não precisam ficar restritas à DASHpag. Serviços paralelos, "concorrentes", independentes são muito bem-vindos, pois a comunidade precisa mesmo é de mais pessoas que levem à frente idéias e projetos para benefício da DASH, afinal, foi esse o motivo que nos trouxe a essa iniciativa.

Fico assim à disposição da comunidade, tanto na DASHtalk quanto aqui.

Obrigado.